quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

6 måneder



TANTA coisa já aconteceu e mesmo assim eu ainda não cai na real que to vivendo isso aqui.

Bem...vamos aos fatos...
Eu esqueci de contar que em Janeiro teve o campeonato mundial de handebol e que foi bem legal ter vivido isso na DK (handebol é um dos esportes mais populares aqui).Eu assisti quase todos os jogos da Dinamarca com a minha família ou amigos :) Nosso país viking ficou em 2º,perdeu pra França em um jogo emocionante mas sinceramente acho que os daneses poderiam ter jogado melhor.
AH,por falar em handebol...agora comecei a jogar num clube com a Karina da minha sala...só fui em 3 treinos mas gostei bastante :) QUASE uma dinamarquesa agora! AHAHAHHA





No aniversário de 6 meses na DK eu,Maggie,Holly,Taylor,Mara e Erin saimos pra jantar pizza :) Relembramos tudo o que passamos..rimos e claro que como boas turistas tiramos MUITAS fotos.Sempre bom estar com elas.
Na sexta dia 4 teve festa da escola-e a gente podia levar nossos pais juntos..dae veio as piadinhas "Ana seus pais no Brasil não vem?"blabla...e mesmo meus host pais não terem vindo adorei ter conversado com os pais do pessoal da minha sala,principalmente os pais da Sandra e da karina.Tivemos a danca tipica "Les lanciers" que é tipo uma quadrilha,bem legal de dançar :)
Na festa nós tivemos que levar nossa própria comida e também me deparei com mais um estranho comportamento danes:minha turma teve que limpar a escola durante e depois da festa sem receber nada em troca.Alias...aqui a limpeza nos dias de aula é por conta dos alunos e professores (não tem faxineiro).Na hora do almoço o 1º ano tem q colocar as cadeiras do refeitório no lugar e tirar o lixo das mesas. Na sala se vc come vc tem q jogar o papel no lixo -claaaaaaro q nem todos fazem isso mas boa parte sim.














No dia 02/02 um autor dinamarquês foi ler o seu livro na minha escola...dae ele fez meio que um bate-papo e respondeu como era ser escritor...daonde vinha inspiração...etc....
Ae no dia 06 de Fevereiro foi o niver da Maggie de 17 anos :D(na verdade é no dia 07 mas afets foi no domingo...)
A familia dela me deu carona de manhã e fomos assitir o jogo de handebol da host irmã dela.Antes do jogo o pai dela nos levou pra ver o treino de Kayak no Canal de Odense.Ele já praticou kayak por muitos anos e nos contou que todos os praticantes vem pra cá treinar nas águas do Canal pq são as unicas águas que não congelam nessa época do ano.O povo treina no sábado e domingo das 7 até umas 18..os treinadores vão acompanhando a equipe por bicicleta na costa-tem uma parte q a gente nao pode andar pq é resarvado pras bicicletas.E só pra me achar um pouco..conhecemos o medalhista da dinamarca nas olimpiadas de 2008..o pai da Maggie treinou com elee se conhecem,tals...
O aniversário da minha canadense amada foi bem hyggeligt,comemos muitos pãezinhos e bolo :D



















Eskild Ebbesen

No mais fui visitar a minha primeira host family...tive um mini-feriado porque a minha turma teve 2 dias pra escrever uma GIGANTESCA dissertação...assisti o jogo de futebol da seleção brasileira...tive que empurrar o carro da minha amiga de shorts na volta do handebol e acabei chegando em casa de carona de um cadeirante e passei tempos agradavéis com o meu newbie querido e com o Marcelo.

No sábado agora minha familia me levou pra Frederiksborg onde a minha avó mora e vimos um castelo liiiiiiiiiiindo.Perto do castelo fica a igreja que a minha mãe foi batizada,"confirmada"(tipo a 1ª comunhão no Brasil) e casou. É nessa região que fica a casa de verão do príncipe e da princesa da Dinamarca.Meu host pai disse que é muito fácil encontrá-los já que estão sempre indo a escolas ou parques ou lugares públicos para interagir com a população...VAI QUE eu ainda os encontro e consigo uma foto,hem?!
Casa de verão das realezas com um jardim MAGNIFICO e ENORME!

Todas as famílias que tem título tem o seu nome em um medalhão como esse.Aquela que tem o elefante como enfeite estão na linha de sucessão ao trono (10ª...20ª posição)
Frederiksborg Slot com jardins barocos
Esconderijo anti-bombas da 2ª Guerra Mundial

Nessa ultima segunda-feira fiz a minha apresentação sobre os meus 6 primeiros meses na Dinamarca em dinamarques! Pena que acabou a bateria do meu computador e não consegui mostrar as fotos (porque comecei a falar 20min depois do horário combinado...) enfim...acho que me sai bem :)
Na terça-feira conheci mais uma parte dos newbies-não só do Rotary- e vou praticar meu espanhol com eles! HAHAHAHHAHAHA nesse dia também fui conhecer o jardim-de-infância da minha priminha.Foi bem legal e não achei muito diferente das do Brasil...as crianças brincam MUITO tanto dentro quanto fora da escola,as vezes vão andando até a biblioteca local,ouvem musica,fazem desenhos e colagens,tem encontros com os pais..e uma coisa que achei bem legalé que a princessa danesa (que na verdade é australiana) tem um projeto anti-bullyng então cada criança tem o mesmo ursinho de pelucia desse projeto e eles tem que cuidar dele e aprendem que todos são iguais não importa as diferenças,bem fofo.

Agora terei as tão merecidas férias de inverno!Não tenho planos pra semana-só sei com certeza que minha familia não vai me levar pra esquiar- mas deixa acontecer e depois conto pra vocês :)

Har det godt!
Ses,:****


Nenhum comentário:

Postar um comentário